quarta-feira, 2 de julho de 2008

o pODER dOS sONHOS*

POR CRISTIANO BASTOS
Se sobrou alguém que não desistiu de sonhar coletivamente, este é o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali, radicado em Londres. Seu caso, contudo, nada tem de onírico: "Ação!" é a palavra que traduz sua militância política desde 1968 - ano em que, literalmente, a humanidade decidiu se levantar contra o seu próprio sedentarismo. Mesmo que, novamente, tenha caído na rotina.

A agilidade política da esquerda libertária é o empolgante enredo de O Poder das Barricadas - Uma autobiografia dos anos 60 (Street-Fighting Years, an Autobiography of the Sixties, Boitempo Editorial, 408 págs, R$ 68), obra que reúne relatos e vivências de Ali em lutas que enfrentou de Karach a Saigon, passando por Havana, Londres, Paris e Berlim.

A edição da Boitempo se baseou na versão revista e ampliada pelo autor em 2005. Ali preferiu desconsiderar críticas ao texto original: "Não se deve ajustar a História às necessidades do presente”, argumentou.

Mas o créme de la créme do livro é a entrevista com John Lennon e Yoko Ono, que Tariq Ali fez em 1971 e a Revista Brasileiros reproduz trechos com autorização do autor. Saiba antes o que Ali falou sobre o amigo beatle, expansão da consciência e barricadas, claro.

*Publicado na edição de junho da Brasileiros. Na foto, Ali marcha ao lado de Vanessa Redgrave. Nada mal...