domingo, 29 de junho de 2008

o hOMEM dA bOSSA*

POR CRISTIANO BASTOS
Começo de noite no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. Quando Sérgio Mendes desce para a entrevista, pontualmente às 18h, os hóspedes ainda banham-se na imensa piscina do restaurante Pérgula.
Mendes trocou o Rio por Los Angeles há muito tempo. O pianista chega com os cabelos impecavelmente penteados para trás, ainda úmidos do banho.
Veste a combinação camisa branca e jeans. O perfume é uma fragrância masculina marcantemente cítrica.
O homem que tocou para o presidente Nixon na Casa Branca, em 1967, e ganhou o Grammy de melhor disco de World Music faz um pedido simples: água com gás e pedras de gelo. Seus olhos brilham quando fala do amor pela música brasileira.
Com o gravador desligado, diz que o segredo do sucesso é zelo: "É o músico estar a par de tudo que acontece". No meio da conversa ganhou um beijo na testa do filho Tiago, 14, roqueiro que chegou vestindo t-shirt dos Sex Pistols.
No final recebeu telefonema de Gustavo, filho mais velho do casamento com a segunda esposa, Gracinha Leporace – sua cantora favorita, como frisou na entrevista. Sérgio Mendes está no Brasil para o pré-lançamento do seu novo álbum de sucessos, Encanto.
A meta traçada é suceder Timeless, que vendeu mais um milhão de cópias. Assim como o anterior, Encanto é outra obra caleidoscópica de Mendes. Tem participações de Herb Alpert, Lannie Hall, Natalie Cole e de brasileiros, como Carlinhos Brown e Toninho Horta.
A recriação do maior hit da sua carreira, "The Look of Love", de Burt Bacharach, interpretada por Fergie, do Black Eyed Pea, produzido por will.i.am, é a grande promessa de estouro, e segue a fórmula de sucesso que reviveu "Mais que Nada" em Timeless.
No Japão, Encanto já é número 3 e, na Itália, começou a escalar as paradas. Depois de lançá-lo no Brasil, Sérgio Mendes planeja sair em turnê pela Europa, Ásia e, depois, voltar ao Cannegie Hall.
É lá que pretende repetir o êxito de 40 anos atrás, quando Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brazil 66 vendeu milhões de cópias e conquistou os Estados Unidos e o mundo.
*Entrevista realizada em maio de 2008. Crédito da foto: Universal Music

Arquivo do blog

Who's Next?