(...) A popularidade é grande. Pela primeira vez, Nelson Gonçalves ganha um apelido nobre: "Rei do Rádio".
Em 1957, Cauby Peixoto regressava ao Brasil após estrelar a produção norte-americana Jamboree, figurando ao lado dos pioneiros do rock'n'roll Fats Domino, Carl Perkins e Frankie Avalon.
Cauby entra para história ao ser o primeiro artista brasileiro a gravar um rock em língua portuguesa: "Rock'n'roll em Copacabana".
Naquele ano, "Great balls of fire" (Jerry Lee Lewis) e "Peggy Sue" (Buddy Holly) semeavam suas violentas (e inovadoras) tendências na música popular planetária.
O rock consolidava-se no mercado discográfico mundial no ritmo enlouquecido da juventude. No Brasil, porém, ainda teve de esperar um tanto mais...
Em território nacional, o frison causado por "A Volta do Boêmio" (samba-canção sobre o regresso do desiludido homem que suplica por uma nova inscrição na boemia) retardou em alguns meses a invasão das guitarras pelas ondas radiofônicas.
Dá para dizer que o hit de Nelson "quebrou a banca". Mesmo a sua gravadora, RCA Victor, a exemplo das outras demais tinha se paramentado para investir no rock – a irresistível "coqueluche do momento". As majors tombaram feio no Brasil.
Alheios à confusão, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves repartiam o estrelato numa boa. Gravaram juntos "Nervos de Aço", de Lupicínio Rodrigues – considerada a primeira canção dor-de-cotovelo da história.
Sobre o amigo, o bonachão Nelson comentou uma vez, com seu impagável humor: "Noite dessas, fui assistir a um grande cantor – Cauby Peixoto. Olhei para ele e disse a mim mesmo: 'Mas que porra é essa!'".
*Um extra da reportagem da RS que ficou de fora
Em 1957, Cauby Peixoto regressava ao Brasil após estrelar a produção norte-americana Jamboree, figurando ao lado dos pioneiros do rock'n'roll Fats Domino, Carl Perkins e Frankie Avalon.
Cauby entra para história ao ser o primeiro artista brasileiro a gravar um rock em língua portuguesa: "Rock'n'roll em Copacabana".
Naquele ano, "Great balls of fire" (Jerry Lee Lewis) e "Peggy Sue" (Buddy Holly) semeavam suas violentas (e inovadoras) tendências na música popular planetária.
O rock consolidava-se no mercado discográfico mundial no ritmo enlouquecido da juventude. No Brasil, porém, ainda teve de esperar um tanto mais...
Em território nacional, o frison causado por "A Volta do Boêmio" (samba-canção sobre o regresso do desiludido homem que suplica por uma nova inscrição na boemia) retardou em alguns meses a invasão das guitarras pelas ondas radiofônicas.
Dá para dizer que o hit de Nelson "quebrou a banca". Mesmo a sua gravadora, RCA Victor, a exemplo das outras demais tinha se paramentado para investir no rock – a irresistível "coqueluche do momento". As majors tombaram feio no Brasil.
Alheios à confusão, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves repartiam o estrelato numa boa. Gravaram juntos "Nervos de Aço", de Lupicínio Rodrigues – considerada a primeira canção dor-de-cotovelo da história.
Sobre o amigo, o bonachão Nelson comentou uma vez, com seu impagável humor: "Noite dessas, fui assistir a um grande cantor – Cauby Peixoto. Olhei para ele e disse a mim mesmo: 'Mas que porra é essa!'".
*Um extra da reportagem da RS que ficou de fora