segunda-feira, 17 de novembro de 2008

jUST a jEEPSTER

Quando Marc Bolan disse em "Main man"(canção autobiográfica do álbum The Slider), que "agora gostava de rock", não estava para brincadeira. Nem era metáfora.

Eletric Warrior é o segundo disco da fase elétrica do T-Rex. Tem inscrição garantida na Arca Universal das Eternidades do Rock'n'Roll - instituição cuja sede fica em Memphis, Tennessee.

Bolan derrama sensualidade poética em Eletric Warrior de um jeito...especial. Espacial - idem. Como um chafariz de melodias estranhas que ele trine com sua voz extraterrena.

O cara só podia ser extraterrestre. Declarou certa vez: "Não sei de onde venho. Sei apenas que, daqui, não sou". Pelo menos é que está naquela ficha que vinha encartada na Bizz, nos 90's? Lembras?

As canções de Eletric são tão primorosamente belas e simples que chegam a ser estranhas por serem tão belas e simples. Caso da balada "Planet Queen", que abre o lado-B num ritual pop-xamânico. Um lado B que abre com "Planet Queen" é um lado e B e tanto. Vai dizer.

Embora a capa (a icônica aura de Bolan encobrindo o "monolítico" ampli) sugira sonzões ultra-hard rock, a verdade é que o disco está mais para perolário de doces canções afloradas no espírito de Marc Bolan.

Boa parte do álbum foi (muito bem) usada na trilha sonora do filme Billy Elliot, a real história do garotinho inglês que roubava os LP's do T.Rex, do irmão estivador, e com suas melodias descobre o ballet.

Lennon disse que glam rock nada mais era que o bom e velho rock'and' roll com muita extravagância. Já parou para pensar numa edição remasterizada & expandida do disco, sulcada num velho - quero dizer, novo em folha - bolachão de vinil? No encantado site da Rhino tem...

Ainda melhor que ficar em digressão, claro, é ouvir o disco, mesmo que nessa sua já "antiquada" forma digital/emêpezada. Eletric Warrior é elementar para quem deseja iniciar-se - irreversivelmente - no universo onírico/nonsense e ultrapop de Marc Bolan. Tais os versos de "Mambo Sun", cuja tradução "livre espírito" eu também coloco de "bônus", no final.

Desembrulhe e descubra o que Deus em pessoa pôs - especialmente pra ti - lá dentro do pacote. E Feliz Natal!

MAMBO SUN

Beneath the bebop moon
I want to croon with you
Beneath the Mambo Sun
I got to be the one with you

My life's a shadowless horse
If I can't get across to you
In the alligator rain
My heart's all pain for you

Girl you're good
And I've got wild knees for you
On a mountain range
I'm Dr. Strange for you

Upon a savage lake
Make no mistake I love you
I got a powder-keg leg
And my wig's all pooped for you

With my heart in my hand
I'm a hungry man for you
I got stars in my beard
And I feel real weird for you

Beneath the bebop moon
I'm howling like a loon for you
Beneath the mumbo sun
I've got to be the one for you

SOL MAMBO

Sob a lua do Bebop
Eu quero cantar com você
Sob o Sol do Mambo
Eu tenho que ser o cara com você

Minha vida é um cavalo sem sombra
Se eu não consigo fazer você me entender
Na chuva de jacarés
Meu coração é todo dor por você

Garota você é boa
E eu tenho joelhos selvagens para você
Em uma cordilheira
Eu sou o Dr. Estranho para você

Em um lago selvagem
Não vá se equivocar, eu te amo
Eu tenho uma perna de barril de pólvora
E minha peruca já está cansada para você

Com meu coração em minha mão
Eu sou um homem faminto por você
Eu tenho estrelas em minha barba
E me sinto realmente estranho por você

Sob a lua do Bebop
Eu estou uivando feito um lunático por você
Sob o Sol do Mambo
Eu tenho que ser o cara com você

Arquivo do blog

Who's Next?