quinta-feira, 10 de abril de 2008

dESMONTANDO tIMBRES nÃO mENTEM jAMAIS

1. Ouça Esta Canção
Procurei fazer uma composição onde estrofe e refrão se confundissem. A sucessão entre as partes não segue uma ordem previsível - creio que seja esse o motivo pelo qual já ouvi os comentários mais variados sobre esta faixa.
2. Rastros de um Tempo Vertical
Um arranjo vanguardista com sonoridades eletrônicas misturadas a um embalo beatle, criado através de um método de tentativa e erro.
3. Ié-Ié-Ié
Esta eu já havia gravado no álbum anterior, numa versão mais eletrônica. Para os shows, busquei soluções que pudessem ser executadas por músicos.
No final das contas acabou por gerar uma versão que, ao mesmo tempo que é reconhecível, se distingue da original o suficiente pra ser regravada. Quem se dispuser, é um exercício de comparação interessante.
4. Em Amplitude Modulada
Começou quando li um livro sobre criptografia, e pensei: "o que aconteceria se ao invés de palavras, eu criptografasse notas?".
5. Muito Mais Além
Uma letra nonsense, baseada em diálogos de métodos de francês que estudei na adolescência. Procurei seqüências harmônicas não exatamente convencionais para uma canção Jovem Guarda.
6. Cybersurf
Colagem de riffs de surf music alternados com trechos eletroacústicos. A passagem de uma seção para outra foi um desafio e tanto.
7. Passing By
Bossa nova romântica com letra entre inglês e português. Busquei uma sonoridade camerística, utilizando um naipe de fagotes para alcançar esse objetivo.
8. Os Inimitáveis em Ritmo de Ornitorrinco
Totalmente inspirada por uma canção do Reginaldo Rossi gravada pelo Paulo Sérgio. Utilizei seqüências de acordes que fugissem do normal, como um saxofone no estilo dos grupos de surf music dos anos 60 e um arranjo para naipe de sax-tenor baseado nas big-bands de jazz.
9. Eletrolas
A partir de um riff central de guitarra, fui gerando novos trechos sem pensar muito em coerência ou continuidade. Depois de criadas as partes, fiz várias edições no computador até chegar à versão executável.
Fluidez Borbulhante
Experiência com duas bandas executando simultaneamente a mesma composição em duas tonalidades diferentes.
Vanguarda Jovem
O nome é trocadilho com duas das minhas principais referências. A introdução retoma uma frase musical que já havia sido apresentada na faixa "Em Amplitude Modulada".
Reminiscências de um Ruído Branco
Retomada de pesquisas harmônicas realizadas nos anos 80, utilizando a totalidade de notas da escala cromática.
Skylab
Sonoridade festiva criada pela sobreposição de elementos díspares. Busquei equilíbrio entre o tocado e o programado, com ampla margem pra improvisos - em especial o fagote.
Tchap Tchura
Mesmo caso de "Ié-Ié-Ié": já havia sido registrada no disco anterior com uma versão mais editada do que tocada. Mas as soluções criadas para a execução ao vivo mostraram-se tão interessantes que mereceu novo registro em Timbres Não Mentem Jamais.
Filme Surf
Introdução com colagens de várias fontes. A banda entra um pouco depois da metade da faixa, a princípio interagindo com a base eletrônica que vai sumindo de cena aos poucos.

Arquivo do blog

Who's Next?