terça-feira, 6 de maio de 2008

nEW tHING

Gauleses Irredutíveis & jazz, cultura negra, política, violência. Por mais estranha que pareça, a ligação com o livro que conta histórias sobre o rock gaúcho foi possível em New Thing (Conrad Editora), novo romance do coletivo italiano Wu Ming.
Na trama, o jazzista John Coltrane, o controverso líder islâmico Louis Farrakhan e o reverendo Martin Luther King são personagens que se cruzam no tempo e pelas bocadas onde rolava o jazz.
Ao estilo dos livros de reportagem, New Thing tece depoimentos simulados e em conjunto dos narradores-personagens. Se obtém disso a versão fictícia de uma história oral.
A obra foi escrita por Wu Ming 1, denominação dada ao integrante que - na vida em "sociedade" - se chama Roberto Bui. No italiano mesmo, ele conta como se fez a conexão entre New Thing e Gauleses, citado no pósfacio, e também com outros livros de rock:
"L'idea di fondo mi è venuta nel 2000 leggendo Please Kill Me: The Uncensored Oral History of Punk, poderosa opera di Legs McNeil e Gillian McCain (Grove Press, New York 1996). Più tardi ho letto altri due libri scritti in quel modo:
We Got the Neutron Bomb: the Untold History of L.A. Punk, di Marc Spitz e Brendan Mullen (Three Rivers Press, New York 2001) e Gauleses Irredutíveis: Causos e Atitudes do Rock Gaúcho, di Alisson Avila, Cristiano Bastos e Eduardo Müller (Sagra Luzzatto, Porto Alegre 2001).
Grazie ai tre autori per avermi accolto, ospitato, accompagnato in giro per la loro città e avermi fatto conoscere la scena rock'n'roll del Rio Grande do Sul. Sono opere che discendono dal New Journalism americano nato nei Sixties".
Temário Wu Ming (em mandarim: "sem rosto"): propriedade intelectual, direito autoral, reconhecimento nominal da produção artística, ações contra a centralização da agenda da mídia global, design literário e guerrilha psíquica.
Nos anos 90, o projeto político-cultural se alastrou mundo afora por força de um conglomerado de pessoas anônimas que, livremente, utilizavam o nome múltiplo Luther Blissett (pré-Ming)para "instigar a resistência contra a pasteurização da cultura".
A internet fez a identidade vingar, disseminou as idéias do grupo e conclamou ações pelo mundo, e também foi cenário do "seppuku", o ritual suicida transmitido online, em 2000, que acabou com a raça de Blisset.
*Trecho de New Thing
Já fazia algum tempo que gente como Cecil Taylor estava agitando, mas foi o quarteto de Ornette, no Five Spot, que nos desentupiu os ouvidos. Parecia uma briga de cachorros, ou melhor, os instantes que precedem uma briga de cachorros, você os ouve na esquina e imagina a cena, os donos puxando as guias e chamando os cães, e os dois bichos mordendo o ar, tentando voar um pra cima do outro, eles puxam, rosnam, latem, babam, e as vozes dos donos mandando parar, flexionando os bíceps, falam com os cães como se fossem gente, mas sem convicção: no fundo estão fingindo, a verdade é que estão orgulhosos da força e dos colhões de seus animais, riem por baixo dos bigodes…

Arquivo do blog

Who's Next?