terça-feira, 23 de setembro de 2008

tHE dICTATORS - gO gIRL cRAZY! (1975)

Selo / Epic
Produção / Murray Krugman - Sandy Pearlman
Projeto gráfico / David Gahr
Nacionalidade / EUA
Duração / 34:48

Em 1975, dois rapazes norte-americanos, Legs McNeil e John Holmstrom, gastaram a maior parte do seu verão ouvindo o álbum Go Girl Crazy!, dos Dictators.

Embebedavam-se todas as noites e acabavam aos gritos cantando cada uma das canções do disco. Não muito tempo depois, estes dois rapazes foram os fundadores da revista Punk, uma das bíblias desse movimento anárquico que eclodiu nos últimos anos da década de setenta.

Tal como os New York Dolls, os Dictators eram precedentes do punk. Anos antes de se ouvir falar dos Ramones, Dead Boys e dos Sex Pistols, Dick Manitoba, a "arma secreta" dos The Dictators, já cantava sobre vomitar comida no McDonalds, beber cerveja e assistir a filmes duvidosos de série B.

Go Girl Crazy! foi um dos primeiros discos punk, muito antes de se ouvir falar dessa definição. Mas oferecia muito mais: sons de garage surf e heavy metal – o guitarrista Ross "The Boss" Funichello fundou muito mais tarde o Manowar. Os The Dictators conseguiram inúmeros admiradores, em parte graças ao sentido de humor da banda.

O disco incluía todos os ingredientes para ser um êxito, mas os acontecimentos tomaram um rumo infeliz. Pouco tempo depois do lançamento do álbum a Epic despediu-os: má gerência, turnês mal planejadas e brigas entre os membros da banda não ajudaram.

O álbum não atraiu grande interesse até 1977, momento em que bandas como os Ramones tinham já polido a sua própria marca punk. Os Dictators foram marginalizados. No entanto, Go Girl Crazy! chegou primeiro.

* De 1001 Discos para ouvir antes de morrer (Sextante), de Robert Dimery.

Com licença, mas Next Big Thing merece ir direto para outra lista: a dos discos mais divertidos. Poucos álbuns são tão juvenis como esse. Na boa, Handsome Dick Manitoba é 'o cara'. Letra assim não é para qualquer um:

I drink Coca cola for breakfast
I've got Jackie Onassis in my pants
I'm never gonna watch channel 13
Education ain't for me
I'm so drunk
I can barely see
(
"Two tube man")

Arquivo do blog

Who's Next?