terça-feira, 29 de janeiro de 2008

eNCAIXOTANDO eLEKTRA*

Velharias inéditas de bandas como The Doors são jóias cada vez mais escassas. O box set Forever Changing: The Golden Age of Elektra Records-1963-1973, lançado pela Rhino, recupera raridades de artistas do cast da Elektra, que foi do purismo folk ao rock psicodélico e ajudou a fecundar as sementes do punk.
Os cinco discos que compõem a caixa são oportunidade única para se deliciar, entre outras pepitas, com a versão de "Moonlight Drive", em que a banda altera os arranjos para que um manhoso Jim Morrison recite seus vocais embriagados.
Antes dos Doors, nomes respeitados da cena folk foram lançados pela Elektra: Fred Neil, Juddy Collins, Phill Ochs e o mitológico Tim Buckley. A grande sacada da caixa, contudo, é a reedição de obscuridades piscodélicas como Holly Modal Rounders, Clear Light, Ars Nova, Plainsong, The Wackers e de uma camarilha de bandas dadas como esquecidas.
Forever Changes desenterra tesouros do período pré-fama dos The Byrds e Blue Oyster Cult, que antes se chamavam Beefeaters e Stalk-Forrest Group, respectivamente - nada mau para uma gravadora que começou a operar com capital inicial de 300 dólares, em 1950, e foi a casa do MC5 e dos Stooges.

O brilho da Elektra resplandece na produção do box set, que contém livro, postais e CD-ROM. Uma das curiosidades é a canção "World without End", do aspirante a herói glitter Jobriath, que morreu em 1983, não destronou Bowie e Bolan, e hoje é amado por gente sensível como Morrisey.

*Bizz, março de 2007.

Who's Next?