domingo, 27 de janeiro de 2008

pESO e lEVEZA

Para realizar uma das suas mais reconhecidas obras, o relevo da fachada lateral do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, Athos Bulcão conta que o objetivo inicial da proposta que Niemayer lhe fez era imprimir um pouco de leveza à imensa fómula sólida e piramidal do prédio.
Ele lembra que Niemayer pediu sua colaboração, no que primeiramente deveria ser apenas um painel de azulejos, mas o arquiteto terminou concluindo que, pra complementar o exterior do teatro, o ideal era criar algo, ao mesmo tempo, leve e pesado: "Fui à casa de um amigo que tinha uma serra mecânica e tive a idéia de fazer aqueles cubos que se multiplicam em diferentes tamanhos. Ficou pronto em uma semana e é uma das obras que me deu maior satisfação, por ser grande, complexa e exposta. É um trabalho muito bem aceito pelas pessoas. As crianças sobem e se divertem - o que é sinal de aprovação".
VENDO ATHOS:
Na Fundação Athos Bulcão há uma grande coleção de gravuras, pinturas, fotomontagens, máscaras, bichos e desenhos do artista em exposição. No site, você pode conhecer os pontos de Brasília em que ele fez a integração entre arte e arquitetura e tem acesso a artigos, biografias e aos projetos desenvolvidos pela fundação. Não deixe de visitar a seção de produtos, onde a arte de Bulcão vem estampada em artigos como sombrinhas, pratos, canecas e camisetas.

Who's Next?