sexta-feira, 6 de agosto de 2010

nOVOS bAIANOS fUTEBOL cLUBE*













*Em 1972, em meio ao estouro pop-tropical que foi Acabou Chorare (eleito melhor disco de MPB de todos os tempos pela Rolling Stone), os Novos Baianos deixam o apartamento no qual viviam, no Rio de Janeiro (além de palco, era também o "campinho" onde disputavam acirradas partidas de futebol), e vão de "mala e cuia" para Jacarepaguá.

No auge do regime militar, o combo alugou a chácara apelidada de "Sitio do Vovô". E, de forma anarco-lúdica, levavam a vida coletivamente. Após saída da Som Livre - que inaugurara seu cast lançando a obra-prima Acabou Chorare -, os baianos mudam-se para nova gravadora, a Continental, e lançam seu terceiro álbum de estúdio: Novos Baianos F.C.

O disco ganhou este filme homônimo que Solano Ribeiro, homem responsável pela direção de vários documentários sobre música brasileira destinados à TV alemã, entre os quais Elis Regina (hoje uma preciosidade) e Gilberto Gil. Pela realização do musical Novos Baianos F.C., Solano foi premiado no Festival Europeu de Televisão, na Áustria.

Trata-se, certamente, do mais acurado registro audiovisul que se possui dos Novos Baianos em ação. Eles esbanjam entrosamento, naturalidade e juventude. Em "Mistério do Planeta" Pepeu Gomes assinala porque, disparado, é o melhor guitarrista brasileiro de rock. E olha que o cara tocava de tudo, do samba ao afoxé!

Como diretor de musicais para a TV no Brasil, Ribeiro fez, entre outros, Disparada, com Geraldo Vandré e Som Livre Exportação, na Rede Globo - até hoje, record de público para musicais em recinto fechado (100 mil espectadores, no Anhembi, São Paulo).

Who's Next?