*Na gestação pré-Patty Smith/Debby Harry/Joan Jett, os primeiros anos da década de 1970, a mignonzinha Suzi Quatro flertou solitária num universo dominado por homens & suas guitarras.
Suzi, possivelmente, foi a primeira fêmea-de-frente do rock-and-roll.
Ao ser descoberta pelo empresário Mick Most, em Detroit, mulheres não existiam no comando das bandas (a que lhe escoltava era formada só por homens). Antes, porém, acompanhada das irmãs Patti, Nancy e Arlene, ela tocou seu baixo Fender Precision-1957 nas Pleasure Seekers.
Norte-americana, Suzi Quatro, literalmente, invadiu a parada glitter européia com sua voz sexy e rouca, e arrematou alguns Top of The Pops ("Can the Can", "48 Crash", "Daytona Demon", "Devil Gate Drive).
Aggro-Phobia é o terceiro e, também, um dos melhores álbuns gravados por Suzy. Contém os hits de peso "Tear Me Apart", "Wake Up Little Suzy", "Make Me Smile" (cover de Steve Harley).
A dançante "What's It Like To Be Loved" antecipa a fórmula discothèque-rock aprimorada pelo Blondie no embalo de "One Way Or Another": guitarras sintetizadas, efeitos de voz e a indefectível bateria horizontal marchando sobre a melodia.
Padrão ainda muito emulado...
Mas o que é rock senão eterna reinvenção?
Over and over.
Suzi, possivelmente, foi a primeira fêmea-de-frente do rock-and-roll.
Ao ser descoberta pelo empresário Mick Most, em Detroit, mulheres não existiam no comando das bandas (a que lhe escoltava era formada só por homens). Antes, porém, acompanhada das irmãs Patti, Nancy e Arlene, ela tocou seu baixo Fender Precision-1957 nas Pleasure Seekers.
Norte-americana, Suzi Quatro, literalmente, invadiu a parada glitter européia com sua voz sexy e rouca, e arrematou alguns Top of The Pops ("Can the Can", "48 Crash", "Daytona Demon", "Devil Gate Drive).
Aggro-Phobia é o terceiro e, também, um dos melhores álbuns gravados por Suzy. Contém os hits de peso "Tear Me Apart", "Wake Up Little Suzy", "Make Me Smile" (cover de Steve Harley).
A dançante "What's It Like To Be Loved" antecipa a fórmula discothèque-rock aprimorada pelo Blondie no embalo de "One Way Or Another": guitarras sintetizadas, efeitos de voz e a indefectível bateria horizontal marchando sobre a melodia.
Padrão ainda muito emulado...
Mas o que é rock senão eterna reinvenção?
Over and over.