sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

iRREDUTIBILIZANDO

APLAUSO 110 nas bancas...

... e no Portal APLAUSO: 70 músicas do cancioneiro pop-gaudério disponíveis para download, com capa, encarte e informações exclusivas para que o internauta monte seus próprios discos

Na reportagem de capa de APLAUSO 110 ("Por favor, sucesso!"), o repórter Cristiano Bastos revela que nem sempre o Rio Grande do Sul é capaz de suportar o crescimento de artistas locais, especialmente quando se trata de rock-n-roll.

Desde antes dos anos 1960, muitas bandas buscam em São Paulo a fama e as vendas que o mercado gaúcho é incapaz de proporcionar. Estudioso do assunto, Bastos traz à tona um valioso debate mercadológico, ilustrado tanto por histórias de quem recém chegou à capital paulista quanto de quem foi e voltou – como a Bidê ou Balde, capa desta edição.

Para resgatar essa linguagem, APLAUSO também oferece aos seus leitores uma compilação, dividida em dois volumes (e um terceiro de extras), de arquivos históricos do rock rio-grandense. Idealizado e produzido por Cristiano (coautor do livro Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho), o álbum Gauleses Irredutíveis Merecem APLAUSO pode ser baixado gratuitamente no site da revista: http://www.aplauso.com.br/.

Para que o leitor monte seus próprios discos, é só imprimir capa, contracapa e encarte (com informações de 70 músicas), desenhado com ilustrações feitas a partir de flyers de artistas e bandas de diferentes épocas do cancioneiro pop-gaudério.

Dos 70 fonogramas editados nesses dois álbuns, alguns são recém gravados, outros são inéditos ou foram colhidos quase diretamente em suas matrizes originais. É o caso de grande parte das canções e álbuns localizados entre as décadas de 1960/1970, cujas mastertapes, até hoje, jamais foram remasterizadas. É o caso de bandas como Os Brasas, Liverpool, Bixo da Seda e Os Cleans. Na medida do possível, Gauleses Irredutíveis Merecem APLAUSO procura coligar nomes que representam diversas “eras” da música jovem gaúcha.

Uma palhinha da coletânea...

Lançado em fita K-7, Último Verão, álbum de estreia de Julio Reny, apresentava o petit hit "Cine Marabá". A canção tocou bem nos primórdios da Ipanema FM, em Porto Alegre, e, tanto quanto, na extinta Fluminense, a "maldita", que irradiava os “venenos” de Niterói, Rio de Janeiro.

"Cine Marabá" é um dos fonogramas cedidos por Reny que foram reunidos na compilação "Gauleses Irredutíveis Merecem APLAUSO", com a qual a revista presenteia seus leitores.

A coletânea traz surpresas de artistas e bandas como Rosa Tattooada, Pupilas Dilatadas, Pública, Loomer, Júpiter Maçã, Os Replicantes, Yanto Latino, Os Cleans, Os Brasas, Conjunto Melódico Norberto Bauldauf e Lovecraft.

"Me Deixa Desafinar", novo single da Bidê ou Balde, é um dos hits do especial. Mimi Lessa, lendário guitarrista do Liverpool e do Bixo da Seda, hoje radicado no Rio, foi responsável pela liberação de duas gemas: uma delas é "Por Favor, Sucesso", o hino que dá nome a esta reportagem.

Outros destaques

El Mapa de Todos, agora no RS - Um dos extras da reportagem de capa de APLAUSO 110 já está publicado no Portal APLAUSO. Trata-se de uma entrevista com Fernando Rosa, editor do site Senhor F (http://www.senhorf.com.br/) e produtor do festival El Mapa de Todos, cuja segunda edição acontece entre 12 e 14 de abril em Porto Alegre. Na entrevista, Rosa faz uma profunda análise do panorama do rock independente sul-americano.

Outra entrevista exclusiva disponível no Portal APLAUSO é com o produtor paulista Leonardo Dias Pereira, que promove em São Paulo o "Urbanaque Apresenta", série de encontros roqueiros organizados pelo magazine eletrônico Urbanaque (http://www.urbanaque.com.br/). Em suas edições, o Urbanaque procura trazer bandas e artistas de fora de São Paulo, assim como do próprio rock.

Who's Next?