sábado, 9 de fevereiro de 2008

o cETRO gLITTER*

O fim dos Beatles levou Marc Bolan a liderar na Europa um fenômeno juvenil de proporções colossais: a t.rexmania. Nos anos 70, o frisson em torno da banda T.Rex foi arrasador, a ponto de Paul McCartney comentar que somente ela poderia repetir o histerismo dos fãs do Fab Four.
A reverência a Bolan sobreviveu. Recentemente, o guru do glitter foi capa de uma edição da Mojo Magazine, concorrendo numa eleição das personalidades que tiveram "espetacular carreira em escala global".
O sucesso do T.Rex também chamou a atenção de Ringo Starr, que topou dirigir um filme sobre o grupo pela produtora dos Beatles, a Apple Films. Rodado no Wembley Empire Pool de Londres, Born to Boogie, de 1972, é registro fundamental para compreender o glitter rock. Para o prazer dos beatlemaníacos, algumas locações do filme foram feitas nos jardins da mansão de John Lennon.
O ponto máximo da elegância é Ringo e Elton John tocando juntos na versão incendiária de "Children of the Revolution". Os extras jogam ainda mais purpurina sobre o T.Rex: dois documentários que recuperam cenas excluídas do original, jam sessions raras e depoimentos do produtor Tony Visconti. Deleite certo para os súditos de Marc Bolan.
Born to Boogie - The Ultimate T.Rex Experience (Sanctuary)
*Bizz, abril de 2006.
EXTRAS DE BORN TO BOOGIE
Teenage Dream: Hot Love
Bolan & Ringo: acertando o ritmo no take 2 de Tutti-Frutti
Spaceball Ricochet: nova tomada de uma grande canção
Children of the Revolution: Diversão - revolução só depois
Nonsense remasterizado: na trilha de Death Proof

Arquivo do blog

Who's Next?