terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

bUENAS bANDAS, dISCOS y oTRAS cOSITAS

Los Shakers [[Uruguai]]
Banda dos irmãos Hugo e Oswaldo Fattoruso, Los Shakers são o melhor "conjunto de Beatles" do mundo, ao lado dos australianos Easybeats. Cantavam em inglês e gravaram três discos clássicos com a levada beat tradicional. Em 1967, gravaram o "Sgt Pepper's sulamericano", o disco La Conferencia Secreta del Toto's Bar.
Los Saicos [[Peru]]
Banda de Lima, no Peru, é uma espécie de nossa mais perfeita tradução das bandas "nuggets" ou "pebbles". Em 1964, gravou a música "Demolición", um petardo punk da estirpe de "Psycho" ou "Surfin' Bird". Para garantir a lenda, não gravaram nenhum LP, apenas seis compactos sem reedição oficial.
Los Gatos [[Argentina]]
É uma das três bandas fundadoras do rock argentino, ao lado de Almendra e Manal, nos anos 60. Distante da Nueva Ola, que quase não vingou na Argentina, tem a seu favor o fato de fazer rock em espanhol desde o início. Liderada por Litto Nebia, deixou cinco ótimos discos gravados.
Los Mac's [[Chile]]
Um dos vários grupos chilenos importantes da primeira metade dos 60. Mas, além dos demais, destaca-se pela gravação do disco Kaleidoscope Man, em 1967, outra espécie de Sgt. Pepper's local. Psicodelia, garagem e ecos de Stones 66 fazem da banda audição obrigatória.
Los Speakers [[Colômbia]]
Natural de Bogotá, Los Speakers são os responsáveis pelo disco mais "doido" da discografia latina, e também o primeiro independente – Em El Maravillos Mundo de Ingeson. Fundamental pela sonoridade psicodélica e pelo inedetismo conceitual, que incluia uma “pastilha” colada no disco (um chiclete Adams...hehehehe...)
Almendra [[Argentina]]
Banda de Luis Alberto Spinetta, que depois montou outros projetos, em especial o grande Pescado Rabioso. De orientação "Beatles", o Almendra fez a transição dos anos 60 para a psicodelia setentista. Seus singles e o primeiro álbum são clássicos do rock argentino lembrados até hoje.
Los Traidores [[Uruguai]]
Banda dos anos 80, com o tradicional mix de punk & new wave, é responsável por um dos melhores discos da discografia latina: Montevideo Agoniza. Com letras existencialistas e/ou politizadas, traduziu o período que marcou o fim da ditadura, que afastou os jovens do país.
Leusemia [[Peru]]
A grande banda punk da América do Sul, em música, estética e especialmente atitude. Nascida com o Movimento Subterrâneo, deixou alguns dos hinos musicais da juventude peruana. De carreira irregular, retornaram nos anos 90, com o disco A la Mierda lo Demás (Asssinato del Mito), que acabou tendo efeito contrário...
Los Prisioneros [[Chile]]
A maior banda de rock do Chile, um trio com música econômica, entre punk & new wave e letras politizadas - e longas. Surgida ainda sob a ditadura de Pinochet, gravou diversos discos, com destaque para La Voz de Loz 80 e Pateando Piedras, clássicos do rock da América do Sul.
Sentimiento Muerto [[Venezuela]]
Outra banda tão importante quanto desconhecida para os brasileiros. Natural da Venezuela, teve seu primeiro disco lançado em 1987, produzido pelo argentino Fito Paez. Também com estética punk & new wave, incorporava toques de ritmos regionais. Gravou três discos e deixou um hit clássico, "Manos Frias".
CANCIONES PARA SIEMPRE
"Demolición" [[Los Saicos]]
A grande representante do proto-punk latino. Cantada até hoje pelas novas gerações. Até no Brasil ganhou cover, com os gaúchos da Damn Laser Vampires. Tão boa quanto "Surfin Bird", talvez melhor. Pena que os Ramones não a conheceram.
"Oirán tu voz, oirán nuestra voz" [[Leusemia]]
Uma bela canção de geração, típica dos anos oitenta. Sem afetação política, mas reivindicando que "a juventude precisa ter mais espaço". Tem duas versões, uma mais crua, de meados dos 80 e outra posterior, mais trabalhada.
"Aprendizaje" [[Sui Generis]]
A mais fiel tradução do discurso "drop out" sulamericano, com a banda Sui Generis, de Charly Garcia. Um mix de folk & piscodelia, foi um tipo de hino da juventude argentina no início dos anos 70.
"Cae la Lluvia sobre Montevideo" [[Los Traidores]]
Com sua letra sombria, cantava um dos períodos mais difíceis de um Uruguai que teve seus jovens assassinados ou expulsos do país. Com ela, Los Traidores deram sentido ao clima de quase abandono de uma geração.
"Chica Rutera" [[El Mató a Un Policia Motorizado]]
Natural de La Plata, El Mató a un Policia Motorizado é a grande revelação do rock argentino atual. "Chica Rutera", com suas duas frases, se converteu em um mantra suburbano dos “chicos” indies do Rio da Prata.
CANAIS PARA OUVIR & LER SOBRE O ROCK LATINO
Super 45 (e-zine do Chile com rádio)
Zona Indie (e-zine da Argentina com rádio)
Zona de Obras (revista espanhola com política editorial ibero-americana)
Programa Operación Escuchar (Rádio Nacional Faro, de Buenos Aires)
SENHOR F SEM FRONTEIRA
Está na rede a quinta edição do programa Senhor F Sem Fronteira, apresentado por Fernando Rosa e veiculado pela Rádio Câmara, em Brasília. No programa, destaque para o desconhecido rock paraguaio, com a banda Limón Sutil e um passeio pela milonga pampeana de Kevin Johansen e Vitor Ramil, além de Caf Tacuba e músicas do novo disco Si No. A edição também traz a dobradinha brasileira Vanguart/Los Porongas, incluídos na coletânea da revista espanhola Zona de Obras. Para ouvir todas as edições do Sem Fronteira, é só clicar.

Arquivo do blog

Who's Next?