sábado, 4 de dezembro de 2010

dANDO uMA bOA oLHADA dEBAIXO dA cAMA

Entre junho e novembro de 1991, a Editora Record tentou, essa é a verdade, publicar no Brasil o clássico gibi Tales from the Crypt, da EC Comics.

Ao todo, apenas sete parcas edições do Contos da Cripta viram a luz das bancas de jornais.

Guri novo, consegui comprar somente dois desses números.

Esse aqui é um exemplar que se salvou no alfarrábio das relíquias de minha adolescência. De dezembro de 91, a edição traz, entre outros, um conto de psico-ficção-científica muito chocante escrito por Ray Bradbury.

Jackie Davies, Kurtzmann e Frazeta são outros autores que também "exprimiram sangue" na páginas da Cripta.

Lembro ter lido e folheado o gibi, filho único, dezenas de vezes - e não sem o mesmo calafrio de sempre. O motivo eram os enredos de suspense na linha soberbamente canônica (e horripilante) do mestre Edgard Allan Poe.

Numa das estórias mais impressionantes, após cometer grave crime o bandido fica paranóico com as próprias digitais e, por fim, consigo mesmo.

Desabaladamente sai a limpar a cena do crime com igual obssessão do "noiadinho de pedra". Finalmente pira: o crime nunca compensa.

Noutro quadrinho, o pobre e desavisado viajante noturno descobre-se numa convenção de... vampiros! Tarde demais.

A única coisa, na real, que a Record fez direitinho foi apresentar material antigo da EC Comics no formato "magazine", seguindo especificações originais da revista.

Em sua existência breve, a edição nacional primou por desleixo gráfico, papel de terceira e impressão meia-boquíssima.

Não emplacou por falta de capricho.

No divertidíssimo Nostalgia do Terror dá para conhecer todas as edições da Tales From The Crypt saídas no Brasil.

O site conglomera verdadeiro universo paralelo de capas, títulos e editoras (de épocas distintas) e libera, também, downloads de hq's de artistas da velha e nova guarda.

Ainda tem contos, reportagens e o apavorante "Correio do Terror". A ilustração desse post é um almadiçoado walpapper: roube-o aqui. Seria muito legal seria se a Record - ou outra esperta editora  -reeditasse o gibi no Brasil.

E, nem é preciso dizer, com a merecida qualidade.

Enquanto não rola delicie-se com uma série de capas originais da Tales From The Crypt da década de 1950, era dourada da revista.

E, antes de ir dormir, não esqueça: dê uma boa olhada debaixo da cama!





Who's Next?