segunda-feira, 10 de setembro de 2007

cINEMINHA

Dica de dois filmes que marcaram os anos 70: o perturbado Performance, de 1970 (recém-lançado no Brasil), e a fábula cult The Man Who Fell to Earth, de 1976. Mick Jagger e David Bowie, respectivamente, protagonizam as produções - ambas do mesmo diretor, o britânico Nicolas Roeg, o mestre do cut-up.

Performance (1970)
Performance, da dupla Donald Cammell e Nicolas Roeg, se transformou na produção maldita da Warner britânica. Era pra ser o A Hard Days Night dos Rolling Stones – o resultado, longe disso, é um pesadelo doentio em plena swinging london. Quase queimado, o filme sobreviveu graças ao brilho de Mick Jagger (no papel de uma estrela do rock decadente) e da exuberante Anita Pallemberg, ex-senhora Brian Jones. A edição brasileira adverte: conteúdo altamente violento, coquetel de drogas e perversão sexual.

The Man Who Fell to Earth (1976)

O Homem Que Caiu na Terra (The Man Who Fell to Earth), baseia-se na história de um humanóide que fica rico entre os humanos ao vender sua tecnologia avançada. David Bowie como astro da adaptação do romance de Walter Tevis. No elenco - além de Bowie na pele de um mezzo Ziggy Stardust e mezzo Thin White Duke -, os atores Rip Torn, Bernie Casey e Candy Clark.

Who's Next?