quarta-feira, 13 de maio de 2009

mESTRES dO dARK sIDE dA fORÇA

A atual formação do Heaven And Hell coincide com a segunda, e não menos importante, fase do Black Sabbath, na qual o vocalista (e devorador de morcegos) Ozzy Osbourne cede seu trono de deus maior do heavy para Ronnie James Dio, egresso do grupo de hard rock Rainbow. Heaven and Hell, na verdade, é o nome do álbum, gravado em 1980, que tornou clássica essa formação.

Projeto que tinha tudo para dar errado, por conta do vácuo deixado por Ozzy, tornou-se um dos discos mais adorados do gênero. Lançou, também, bases para o nascimento da new wave of britsh heavy metal, considerada a renovação do estilo na década de 1980.

Para muitos fãs, Neon Nights, petardo que abre Heaven and Hell mostra, de cara, que Dio, tecnicamente, é um cantor superior a Ozzy. Da clássica obra, a introdução de "Children Of The Sea" (com um dedilhado de Tony Iommi acompanhado da voz melódica de Dio), configurou-se como um tipo de balada exaustivamente copiada por outras bandas nos anos seguintes.

Enquanto Lady Evil possui um andamento mais sacana, voltado ao hard rock, a faixa-título, por outro lado, é um daquelas pedradas no estilo dark do Black Sabbath – lenta, soturna e pesada. Nesse disco, as letras continuam fantasiosas, mas, desta vez, ficaram a cargo de Dio.

Ozzy preguiça - A alquimia entre os caras se manteve ao longo dos anos, inclusive no disco novo. Geezer Butler, numa entrevista publicada na revista Decibel Magazine, comentou que trabalhar com Ronnie James Dio era muito mais fácil do que com o antigo vocalista: "Se estaríamos gravando a primeira canção do álbum", alfinetou.

De acordo com o baixista, The Devil You Know, teve um processo de gravação dinâmico. "Finalizamos as composições do álbum em doze semanas". O baixista também revelou que algumas músicas do novo álbum serão tocadas nessa turnê, tais como "Follow the Tears" e "Eating the Cannibals".

A faixa "Time Machine", do álbum Dehumanizer, para a felicidade dos velhos fãs, é outra que poderá ser apresentada ao vivo.

O sucesso da banda mundo afora é grande. Depois do Brasil, as próximas escalas da banda serão do outro lado do Atlântico, com shows na Rússia, Finlândia e Noruega. Clássicos como "Mob Rules", "Die Young" e a canção-título "Heaven & Hell", não faltarão no repertório.


Arquivo do blog

Who's Next?