quinta-feira, 30 de agosto de 2007

a sÉTIMA eFERVESCÊNCIA (1996) – jÚPITER mAÇÃ

No regresso de uma jornada relâmpago pelo folk dylanesco, no começo dadécada de 90, como Woody Apple, o compositor Flavio Basso (ex-Cascavelletes e TNT) inaugurou sua fase elétrico-psicodélica ao empunhar novamente a guitarra e assumir a alcunha de Júpiter Maçã. Montou a banda Júpiter Maçã & os Pereiras Azuiz e gravou a fita demo Ao Vivo na Brasil 2000 FM, de 1995, que já antecipava parte das músicas que entrariam no repertório de A Sétima Efervescência, lançado pelo selo Antídoto/ACIT.
No estúdio, a lisergia das canções originais foi valorizada com sofisticadas orquestrações arranjadas pelo músico Marcelo Birck e partipações especiais de Frank Jorge (Graforréia Xilarmônica e ex-Cascavelletes) e do produtorThomas Dreher. O clima de ousadia experimental está presente em todas as faixas do disco: em "Pictures and Paintings", "Querida Superhist x Mr Frog" e "The Feaking Alice (Hippie Undergroove)", a consciência perturbadora deSyd Barrett influencia diretamente o artista. No encarte do disco, cuja produção é de Egisto dal Santo, Júpiter faz uma deferência aos gnomos de estúdio “que mexiam nos controles, sem autorização, para melhores resultados”.
Na visão do jornalista Fernando Rosa, A Sétima Efervescência, além de ser um grande disco, sintetiza todo o chamado “rock gaúcho”: “Ali está a paixão gaudéria pela década de 60, a psicodelia intravenal de Syd Barrett e a JovemGuarda – em menor escala, mas também presente”. Um dos grandes predicados do álbum, comenta, é que amalgama ingredientes dos demais discos indicados pelojúri na votação – da psicodelia tropicalista do Liverpool ao punk minimalista dos Replicantes, em direção ao pós-tudo da Graforréia Xilarmônica.
Em Porto Alegre, o impacto de A Sétima Efervescência extrapolou as esferas musicais e passou a ditar mudanças de caráter visual: desde então, as ruas da capital (e do bairro Bom Fim, em especial) foram tomadas de assalto por esquadrões de jovens metidos em terninhos de brechó e penteados beatle. Muitos formaram bandas que emulam as simbologias mod resgatadas do túnel dotempo por Júpiter Maçã. Mas a influência também foi sonora: o hino "Lugar do Caralho" foi gravado por Wander Wildner e "Miss Lexotan 6mg Garota" ganhou uma versão da banda Ira!
O ex-Replicantes Carlos Gerbase considera A Sétima Efervescência um álbum clássico porque está ligado a uma tradição estética que Júpiter Maçã foi capaz de superar, ou até negar, para que pudesse existir plenamente: “As idéias musicais do Flavio – ou do Júpiter, como queiram – são radicalmente novas”. Além disso, ele completa, foi gravado com excelente qualidade técnica e, muito mais importante, registrou o momento de exceção de umartista, “o que significa que ele terá vida muito longa”.

Arquivo do blog

Who's Next?