domingo, 2 de agosto de 2009

tHE bEATLES: a gRANDE mENTIRA

Em 1968, a imprensa brasileira disparou, por conta dos boatos disseminados por Carlos Imperial, o factóide: "Beatles gravariam 'Asa Branca'". Boato ou não, vários jornais, revistas e rádios daquela época o afirmaram como fato.

A primeira edição da revista Veja, de 11 de Setembro de 1968, trazia o bombástico artigo intitulado "Gonzaga, A Volta do Baião", no qual afirmava: "Luiz Gonzaga deu uma gargalhada quando soube que os Beatles iriam gravar 'Asa Branca'". Na reportagem, Gonzaga comentou:

"Agora é que eu quero ver se os Beatles vendem mesmo. Minha gravação vendeu mais de dois milhões de discos", provocou. A revista InTerValo, das mais lidas pela juventude brasileira descolada dos anos 60, trazia o artigo "Luiz Gonzaga: Não sei se 'Asa Branca' é minha".

Começava afirmando: "Luiz Gonzaga vai ganhar 50 mil dólares, no mínimo. Isto porque os Beatles decidiram gravar o baião 'Asa Branca'". A confusão teria se dado por causa da música "The Inner Light" - de autoria de George Harrison, a qual possui sequência melódica muito próxima a de "Asa Branca".

Em 1982, Gonzagão, numa entrevista dada em Recife, o Rei do Baião disse que Carlos Imperial tinha aplicado o golpe. "Todo mundo queria saber a verdade: se eu tinha ganhado dinheiro com essa história toda. Não passou de uma grande mentira", deixou bem claro.

Arquivo do blog

Who's Next?