terça-feira, 18 de agosto de 2009

cARPINTEIRO dO uNIVERSO

"Foi o Paulo Coelho, de quem eu era amigo, que me apresentou ao Raul, em 1988. Nos tornamos amigos. Ele me 'transformou' em compositor, ao me pedir que contribuísse com idéias para a canção 'Pedra do Gênesis'.

Pouco tempo depois, levei a ele um poema meu, em inglês, dizendo que gostaria de musicá-lo. De imediato, Raulzito pegou o violão e, em poucos minutos, estava pronta 'Angel'. Tínhamos muitos pontos em comum, sob o prisma espiritual; isso fortaleceu nossa amizade.

Raul homenageou-me na música 'Carpinteiro do Universo', em parceria com meu querido amigo Marcelo Nova. Essa canção teve inspiração em duas frases que eu tinha dito a ele: que me sentia como um 'carpinteiro do universo' - sempre tentando consertar coisas que as pessoas insistiam em estragar em suas próprias vidas.

Ele falou: 'Você tá sempre limpando as unhas e penteando os cabelos dos amigos, nego?'. Respondi: 'Não. Estou sempre querendo mudar a direção do trem!'. Quando ele morreu, sua empregada, Dona Dalva, me ligou pedindo que eu fosse ao seu apartamento e fizesse algo.

Avisei Marcelo Nova e o empresário deles, o Albertino, e fui apanhar o médico particular de Raul, na época, Dr. Luciano Stancka. Rumamos para a casa de Raulzito. Nada mais havia para se fazer. O resto é história".

*Depoimento do "bruxo" José Roberto Abrahão, amigo e um dos últimos parceiros de Raul Seixas. As foto são do ensaio de Conceição Almeida, que clicou as fotos da reportagem de capa da Rolling Stone. As fotos, tiradas em São Paulo, são de novembro de 1978.

Segundo Conceição, não teve essa de "montar o artista": "Tudo foi feito na hora, sem figurino e cenário, num hotel na Avenida Brigadeiro Luís Antônio". E, depois, na "casinha da Warner", antigo reduto da gravadora na Rua Alves Guimarães.


Arquivo do blog

Who's Next?