terça-feira, 9 de junho de 2009

gREAT hITS b-sIDES: 1972-1977

CADILLAC [B-side de Telegram Sam – 21/1/72] Hit grandioso nas rádios. Riffs & timbres definidores da primeira fase do T-Rex Sound.
Era esperada nos concertos sold out da banda e quase foi lado A.
"Cadillac" marca fato trágico da carreira de Bolan: ele nunca soube dirigir, tinha fascínio por automóveis e morreu no acidente que comoveu a Inglaterra em 1977.
Sua esposa, a cantora norte-americana Gloria Jones, estava ao volante.
BABY STRANGE [B-side de Telegram Sam – 21/1/72] Power pop! "Baby Strange" é uma canção tão simples e contagiosa que nem dá pra acreditar.
O embalo de três acordes e o apelo irresistível do chorus são sedutores: OOO you're strange Don't lame me baby strange Don't lame me baby
Detalhe: "not a guitar solo". Revoluções são forjadas bem antes do que a gente imagina... Alex Chilton, do Big Star, captou o poder magnético de "Baby Strange" e incluiu no seu repertório ao vivo.
Camille Paglia, professora de humanidades na Universidade de Artes da Filadélfia, fez uma tese inteira sobre os jogos vocais de "Californian Dreaming". Paglia desconstrói o clássico do Mamas and the Papas em sala de aula pros alunos e, depois, monta peça por peça.
Também poderia apresentar uma tese sobre simplicidade & eficiência de "Baby Strange". Sou mais dar uma dica "saudável": num dia de sol, escancare as janelas, coloque a música no volume maior que conseguir em sua casa (pra sentir a força da batera) e deixe a energia do rock correr nas veias. Medicina.
THUNDERWING [B-side de Metal Guru – 5/5/72] "Thunderwing" colocou na cabeça de Bolan a corôa de Rei do Boogie. Funciona como versão remix de "Get it On", seu smash hit.
O resultado caracterizou o chamado "T-Rex Sound" que o Seahorses, do guitarrista John Squire (ex-Stone Roses), perseguiu com Tony Visconty no estúdio.
O som almejado por Squire, típico de "Thunderwing", era resultado da bateria dobrada e dos reforços do bongô de Mickey Finn, conduzidos pelo ritmo sensual da Les Paul de Marc Bolan.
Uma levada muito difícil de emular. "Thunderwing", single de sucesso, não perdeu o gancho depois de 35 anos. Dissemine numa pista louca por rock pra ver no que vai dar...Depois emende com "Do You Wanna Touch Me?".
LADY [B-side de Metal Guru – 5/5/72] Bolan entra surrupiando a introdução de "Eight Days Week", dos Beatles, e segue adiante no estilo Sun Records & Phill Spector, duas referências importantes no seu som.
Do tempo em que Bolan tirava canções da cartola. "Lady" é cheia de overdubs de guitarras acústicas. Os backing vocals são da dupla Flo & Edie.
JITTERBUG LOVE [B-side de Children of the Revolution – 8/9/72] A guitarrista do Cramps, Poison Ivy, confessou que, fora todo catálago da Sun, das velharias rockabilly, dos Stooges e dos Trashman, nada mais lhe chamara atenção no rock - tirando o T-Rex.
"Jitterbug Love" mostra como a guitarra de Bolan influenciou o nervosismo dos The Cramps, ao subverter formas tradicionais do boogie-woogie.
Nesse single, Bolan adiciona distorções fuzz barulhentas e imprime pegada selvagem ao estilo que, depois, ganhou o nome de psychobilly. Combina até com Skate.
SUNKEN RAGS [B-side de Children of the Revolution – 8/9/72] It's a shame it's sunken rags The way you play me down It's a shame the way you hide me in the electric school So ride on, fight on Love is gonna win It's gonna beat your sins
Quanto mais a gente ouve, mais pop fica "Suken Rags", outra pequena obra-prima sem solo de guitarra. No auge da música, Bolan opta por um clímax vocal: é o solo.
XMAS RIFF [B-side não-creditado de Solid Gold Easy Action – 1/12/72] Mensagem de Natal subliminar de Marc Bolan que se tornou famosa entre os fãs. Presente do Papai Noel.
BORN TO BOOGIE [B-side de Solid Gold Easy Action – 1/12/72] Outro B-side que foi parar num álbum oficial, Tanx. Também é o nome do filme-concerto do T-Rex. Separados ou na mesma bolacha, "Solid Gold..." e "Born to Boogie" são uma liga boogie-woogie explosiva.
É letra é isso:
Baby baby I was born to boogie Baby baby l was born to boogie Spend some time with you I wanna do all I wanna do Boogie children, uh ah
Repete 3 vezes.
Precisa mais?
FREE ANGEL [B-side de 20TH Century Boy – 2/3/73] Refrigério depois do calor do lado A. Mais uma sem solo. Preza!
MIDNIGHT [B-side de The Groover – 1/6/73] Período em que Bolan começa a flertar mais com o heavy rock e mostra suas credencias, como já havia exibido em "Buick Mackane" e "Chariot Choogle".
Em "Midnight", o baterista Bill Legend e o baixista Steve Currie são levados a tocar em níveis pouca vezes exigidos em uma banda simples, mas sofisticada, com o T-Rex.
É a faceta mais hard do glitter rock, que influenciou linhagens de bandas rock poodle.
SITTING HERE [B-side de Truck on (Tyke) – 16/11/73] Essa coleção de singles não apresenta muitas baladas, um dos fortes de Bolan, mas tem canções singelas. Nessa, Bolan mostra nova faceta de sua intrigante voz.
Em "Sitting Here", violões & melotrom servem de base para que ele e sua esposa cantem juntinhos:
Sitting here, I don't care for you Sitting there, you don't care for me But I think we're in love Ain't that funny
SATISFACTION PONY [B-side de Teenage Dream – 28/1/74] A guitarra soa alta e inocula maldade. Bolan grita com o nonsense de sempre: "Like a jungle touch, oh my, satisfation pony!". O que isso quer dizer? Mínima idéia...
Em geral, as letras de Bolan mergulham no surrealismo, como "Telegram Sam", labirinto semiótico que só faz sentido na cabeça dele.
Os vocais de Jones são abrasivos. Registrada no verão de 73, durante as sessões de Zinc Alloy & Hidden Riders of Tomorrow.
EXPOSIVE MOUTH [B-side de Light of Love – 5/7/74] Gravada no Eletric Lady Studios, em Nova Iorque, 1974. Baixo tortuoso e novos timbres de guitarras, mui modernos para o tempo, mas pouco notados, ainda assim.
SPACE BOSS [B-side de Zip Gun Boogie – 1/11/1974] Foi ouvindo o lado A que o quadrinista Joe Sacco disse na HQ Derrotista: "Marc Bolan foi um enviado dos deuses para lembrarmos que somos todos crianças".
Em "Space Boss", Bolan nos faz lembrar que, com as palavras, é mais divertido não fazer sentido o tempo todo.
CHROME SITAR [B-side de New York City – 27/6/75] Sim, o single foi gravado com uma cítara elétrica cromada! Pop exótico & estranho.
As vocalizações de Gloria Jones dão tom grandioso ao lado B. É do tipo que, à primeira ouvida, é bem capaz de você não curtir. Quando começar a notar os detalhes, lá no fundo, vai querer descobrir o segredo de "Chrome Sitar"...
DO YOU WANNA DANCE? [B-side de Dreamy Lady – 26/9/75] Poucas das covers gravadas por Bolan, desde "Summertime Blues", lado B de "Ride a White Swan" - que só não entrou nessa compilação porque é de 1970. "Do You Wanna Dance" é a terceira parte do EP T-Rex Disco Party.
Bolan deu tratamento funky ao megahit de Bob Freeman. Funciona numa pista de dança que só vendo. E casa bem com o proto-technopop-cabaré de "Dreamy Lady".
DOCK OF BAY THE BAY [B-side de Dreamy Lady – 26/9/75] Versão pro hit póstumo de Otis Redding cantado com emoção por Gloria Jones. Keyboards pilotados por Billy Preston; Bolan assume a produção.
A melhor versão desse clássico, no vai-e-vem melodioso do Mellotron. Perfeita pra namorar. Aproveite a maravilhosa coleção de fotos do casal Bolan & Jones.
SOLID BABY [B-side de London Boys – 20/2/76] Duas baterias somadas pra conseguir a dance music mais moderna da época. Guitarra em segundo plano, sax insano & clap hands frenéticos durante a música toda. Nada convencional, a começar pelo título: "Solid Baby". Que te parece?
BABY BOOMERANG [B-side de I Love to Boogie – 5/6/76] Songwriter prolífico, Bolan, não se sabe bem o motivo, pegou a música de 72, do álbum The Slider, para compor o formato boogie desse single.
Não faz mal: "Baby Boomerang" é delícia que só melhorou com o tempo. A letra dissimula "Subterranean Home Sick Blues" e a linha de baixo rouba "Hound Dog". Perdoado.
LIFE'S AN ELEVATOR [B-side de Laser Love – 17/9/76] Guitarras e mais guitarras depois, Bolan volta a gravar uma canção só ao violão, o que não fazia desde "Girl", em Eletric Warrior, de 71. Uma das mais belas de todas.
CITY PORT [B-side de To Know Him To Love Him – 14/1/77] Música escrita em 72 para a cantora Pat Hall, artista que Marc Bolan poduzia. A nova versão é um dueto entre Marc e Gloria nos vocais: soul music plastificada, mas, ainda assim, orgânica.
O vídeo de "Know Him To Love Him" é um registro doce e tocante de Bolan & Jones cantando juntos.
ALL ALONE [B-side de Soul of My Suit – 12/3/77] Melodia voluptuosa com toques caribenhos. Entrou em Futuristic Dragon e simboliza o novo visual de Marc Bolan, dark e precurssor do pós-punk e da new romantic que influenciou Damned, a banda punk apoiada por Bolan que acompanhou o T-Rex na sua derradeira turnê.
Sioux Sioux é uma xerox de Bolan nessa fase. O clipe de "Soul of My Suit" tem a cara da new wave. É o T-Rex com duas guitarras. O novo Tyranossauro está com dentes afiados.
GROOVE A LITTLE [B-side de Dandy in the Underworld] Funk branco-minimalista, cremoso feito sorvete de baunilha e cuja base ninguém, nenhum dos espertos produtores, ainda foi meter o bedelho até hoje.
Te liga, EduK! Tá dando bobeira. "Groove a Little" é das últimas tentativas de Bolan pra ganhar o mercado norte-americano. Não rolou, mas sobrou essa pérola. Repare no solo linear, de uma nota só e sintetizado que racha a música no meio da purpurinagem.
Já o vídeo de "Dandy in the Underworld", é uma das últimas apresentações de Bolan ao vivo em uma TV. Captura o metal guru em plena forma, aos 29 anos. A performance é estonteante, especialmente no heróico final.
TAME MY TIGER [B-side de Dandy in the Underworld – 30/5/77] Kitsh até morrer e propositalmente pasteurizada, do jeito que só Bolan sabia produzir. Tamy é o tigre da capa. Marido & mulher duelam nos vocais. Tesourinho com seu pequeno valor pop.
RIDE MY WHEELS [B-side de Celebrate Summer – 5/8/77] Lado B absurdo, já que o verso, "Celebrate Summer", é uma das canções mais pop-punk de Marc Bolan.
"Ride My Wheels" é uma das últimas músicas feitas por Bolan - um legado funky, soul & pop a altura da sua espirituosidade:
I'm just a boy, be my toy Ride my wheels I've got some punk To lay on youJust be real girl I never asked you to be true ♪ Slim is the wind And my head is slight But lady I want to Oil your engines all night Drive me baby I give service
Que o paraíso o tenha.

Arquivo do blog

Who's Next?