POR CRISTIANO BASTOS
"Pixinguinha surgiu quando a música popular tornou-se violentamente a criação mais forte e a caracterização mais bela da nossa raça, nos últimos dias de império e primeiros da República".
Sábias palavras, legadas pelo modernista Mario de Andrade, que ilustram o valor de Alfredo Rocha Vianna Filho – o Pixinguinha – para a música brasileira crescida no século 20. Tamanha relevância artística, enfim, pode ser ouvida, com a edição do box set Pixinguinha no Cinema, Sinfônico e Sinfônico Popular (Sesc Rio/Crioula Records).
São três álbuns dedicados à obra do compositor e arranjador, e que traz o que deve ser o último registro gravado do maestro Silvio Barbato - uma das vítimas do voo 447 da Air France, desaparecido no Atlântico.
Entre as preciosidades, pinçadas do acervo particular do compositor, há valsas, maxixes, mazurcas, polcas, modinhas, macumbas e sambas. Pixinguinha faleceu em 1973, porém, só em 1999 seu acervo passou a ser cuidado, quando foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles.
O volume Sinfônico Popular, gravado em 2008, com a Orquestra Sinfônica do Recife, tem repertório que privilegia orquestrações assinadas por Pixinguinha, entre 1930 e 50. O disco une, com efeito, naipes sinfônicos aos metais das big bands. Registro conta com participação de músicos como Carlos Malta, Oscar Bolão e Roberto Silva.
Pixinguinha no Cinema, sem dúvida, é o lançamento mais elegante da caixa. São regravações da trilha original do filme Sol Sobre a Lama, de Alex Vianny, cujas letras foram escritas por Vinícius de Moraes. "Mundo Melhor" tem a voz de Elza Soares.
Fecha a trinca Pixinguinha Sinfônico, peça que resgata orquestrações sinfônicas do compositor carioca sob regência de Silvio Barbato.
SILVIO BARBATO
"Pixinguinha afirma a primazia do conhecimento sobre o sentimento. A sua música tinha natureza sentimental, mas era frojada na técnica musical".
"Analisando as partituras presentes em nossa gravação, é plausível afirmar que Pixinguinha estudou a fundo o compositor Hector Berlioz".
"Na interpretação de obras busquei dar uma mensagem de beleza (...) Sacrifiquei a emoção para dar espaço à maestria ténica do compositor".