domingo, 21 de junho de 2009

cAVALHEIRO eLÉTRICO



POR CRISTIANO BASTOS

"Rory Gallagher foi dos grandes guitarristas de todos os tempos. Um grande cavalheiro". O singelo epitáfio deixado pelo vocalista do U2, Bono Vox, durante o cortejo fúnebre do guitarrista pelas ruas de Cork, cidade irlandesa onde Rory nasceu, dá exata medida da grandeza desse legítimo herói da guitarra.

Gallagher faleceu em 1995, em decorrência de complicações após um transplante de fígado (a bebida era seu fraco). Entretanto, antes de ir, Rory pôs a Irlanda no mapa do blues e do rock. A memória desse período de glória está registrada no triplo DVD Rory Galagher – Shadow Play (ST2 Records).

A caixa é uma saborora maratona de dez horas de música (cerca de 600 minutos), recapitulando as participações do irlandês no programa da TV alemão Rockpalast. Por décadas, Rory e o rockpalast mantiveram um "namoro que deu certo".

São cinco shows, nos quais ele desfia as robustas canções de seu repertório, como "Calling Card," "Tatoo'd Lady", "Bullfrog Blues", "Moonchild" e "Shadow Play". O ouro escondido, porém, é a inclusão de uma entrevista com o guitarrista, feita em 1976.

Sentado à beira do palco, durante 20 minutos (de agradável bate-papo), o músico responde a perguntas sobre sua técnica de guitarra slide, fala sobre seu processo criativo e, de quebra, reafirma sua paixão pelo blues e skiffle.

Na conversa, o músico também fala sobre sua Strato, que o acompanhou por toda carreira – desde os 15 anos de idade. Reza a lenda que, além de Peter Frampton, Jeff Beck e Roy Buchanan, Gallagher foi um dos que fez audições com os Stones, em 1974.

O objetivo era preencher a vaga deixada pela saída de Mick Taylor. Tudo indica que o irlandês não aceitou as condições do "contrato". Motivo: nos Stones, não teria tanto espaço para brilhar. Um dos DVDs, traz uma jam session, feita em 1982, que deveria entrar para o Livro dos Recordes.

São 41 minutos de sonzeira, acompanhado por gente do calibre de Eric Burdon (ex-The Animals), Wolfgang Niedecken e David Lindley. No repertório do improviso, só clássicos: "Knocking On Heaven's Door", "Lucille", "I'm Ready", "Be Bop a Lula".

Rory Gallagher iniciou sua carreira como membro do power trio Taste, em 1965. O Taste tocou no Festival Isle of Whigt Rock, em 1970, no qual também estrelaram Jimi Hendrix, The Who e Miles Davis.

Palavras do Rory:

"Eu amo tocar para o povo. Significa muito para mim. Eu também amo gravar, mas preciso de um contato regular com o público. O público é a fonte da minha energia". O baixista do Deep Purple, Roger Glover, rememorando Rory, certa vez contou:

"Tarde da noite, Rory estava ao microfone, no estúdio, dando um sermão como um pastor, exortando a todos. Durou noite adentro. Isso explica porque foi um grande performer. Rory tinha o dom de divertir o público, independentemente da ocasião".





Arquivo do blog

Who's Next?