quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

eNIGMA*



(Adelino Moreira)

Quis conter-me mas não pude
Revoltado com a atitude
Dessa gente "original"

Que pensa ser incomum
E julga todos por um
E prega sem ter moral

Insensatos pregadores
Esses cruéis degradores
Agem quase sempre assim

São imbecis personagens
Molares das engrenagens
Que vão roubá-la de mim

Nas suas opiniões
Eu tenho dois corações
Cada qual amando mais

Diz alguém mais "entendido"
Que eu tenho um só dividido
Em duas partes iguais

Não os temo e nem me assusto
Mesmo sabendo que o justo
As vezes paga pelo pecador

Pois quem não deve não medra
Que atire a primeira pedra
Quem não errou por amor


Durante sua existência breve, o Camisa de Vênus fez rocks incendiários com duas canções de Adelino Moreira: "Negue" - no álbum editado em 1983 - e "Enigma", cuja letra bem poderia ter sido escrita por Joe Ramone.

Num bate-papo telefônico com Marcelo Nova (sobre outra praia, na verdade), hoje pela manhã, aproveitei para perguntar porque, na sua opinião, uma dupla consagrada como Adelino Moreira & Nelson Gonçalves não desfruta o tão alto prestígio de outros "monstros sagrados" da MPB.

Disse apenas o que eu já desconfiava.

Para Nova, ambos são muito, mas muito relegados no Brasil. Ainda mais, face a grandeza de suas respectivas obras. Os formadores de opinião (especializados em música) nem dão bola: "O Brasil é o país das 'tchurmas'", descasca.

Portanto, nunca é tarde pra lembrar que, entre os 60 e os 70, a arte de Nelson Gonçalves passou a ser nivelada por baixo pela "crítica especializada". Isto é: foi jogada, simplesmente, na vala comum dos expoentes por excelência ditos "populares". Tipo, como se fosse pecha.

Alguns, em análises dos anos 80 e 90, tiveram coragem de afirmar que a "cafonice" da música brasileira (fenômeno 'Boquinha da garrafa', por exemplo, publicamente execrado pelo Metralha) tinha raízes plantadas e perpetuadas por Nelson Gonçalves...

Marcelo Nova aproveitou e deu sua alfinetadinha nos engravatados que ainda ocupam postos majors, no Brasil. Nas suas palavras - "Presidentes de Gravadora". Quando o assunto é música, uns totalmente sem-noção:

"Eles adoram uma deferência. Mas pergunta pra qualquer um deles qual era a banda que acompanhava o James Brown nos anos 70? O único que tinha cultura musical era o André Midani (que iniciou carreira na gravadora Decca, em 1952). Hoje os caras só conhecem os confirmados, e olhe lá!"

Agora ouça "Enigma", na voz de Nelson Gonçalves

A sátira que o Camisa fez de "Negue" tem como alvo, na verdade, a irmã do Caetano - cujo nome Nelson inspirou - e sua (ainda mais dramática) intepretação. Nos primeiros shows da banda, os roadies levavam pro palco uma boneca inflável apelidada de...Maria Bethânia



Pra fechar, os camisas - também chegados numas perdidinhas, que ninguém é de ferro - botam pra foder uma das suas ao vivo: "Ô Silvia, piranha!"

Arquivo do blog

Who's Next?