sábado, 31 de janeiro de 2009

tRÊS vEZES dE mAL




Três vertentes principais borbulham na obra do baiano Dorival Caymmi: canções praieiras e sambas de roda (nas quais a Bahia, claro, predomina) e, de inspiração carioca, os sambas urbanos. O samba-canção "Marina", escrito em 1947, vem da terceira tchurma.

De aparente simplicidade (e óbvia preguiça), conta a zanga do homem ciumento que não gosta de ver a doce esposa pintada. Curiosidade: Caymmi começou a música pelo final, repetindo uma frase do filho Dori, então com três anos. Ao ser contrariado, o guri reagia dizendo:

"Tô de mal com você, tô de mal com você..."

Hit já de largada, a canção ganhou registro de três cantores: Dick Farney, Francisco Alves, Nelson Gonçalves - além do próprio Caymmi. Foi o que, na época, acabou com o paradigma das gravadoras brasileiras, as quais não admitiam que a mesma música fosse lançada por mais de um intérprete.

A versão de Nelson apresenta os predicados costumeiros



Ficou eterno, porém, o registro que Dick Farney (nome verdadeiro Farnésio Dutra e Silva) fez no álbum Copacabana, de 1947. Em Nova York, Dick tinha cantando ao lado de Nat King Cole, Bill Evans e David Brubeck. Também realizara apresentações na rádio NBC patrocinado pelos cigarros Philip Morris.



O cantor retornou ao Rio, em 1948, dando grande show na boate Vogue. Dick tornou "Marina" presença obrigatória nas suas apresentações em boites - ambiente em que reinou por anos e mais anos a fio. E, já que ele também é o cara, uma do disco Jazz: "RGE Blues", de 1962

Arquivo do blog

Who's Next?