segunda-feira, 6 de abril de 2009

bUENOS aIRES eN lA cARRETERA*

POR DANIEL BACCHIERI

1972. Ano da primeira transmissão oficial em cores na TV brasileira, o primeiro videogame da história era lançado nos Estados Unidos, e o Rio Grande do Sul levava o título de Miss Brasil com Rejane Vieira da Costa. No esporte, Emerson Fittipaldi, aos 25 anos, partia para dar ao País o primeiro campeonato na categoria mais importante do automobilismo mundial.

Uma temporada que começou no calor descomunal de Buenos Aires, em 23 de janeiro de 1972. E o primeiro Grande Prêmio visto por um adolescente de 17 anos, que embarcou em Porto Alegre em direção a Argentina, através de ônibus e navio, com uma credencial de fotógrafo obtida na última hora.

E foi assim que Antônio Carlos Bacchieri Duarte, então estudante do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, registrou os bastidores de uma Fórmula 1 despojada, distante ainda do clima de celebridades e marketing instaurado hoje no circo do automobilismo.

Uma cobertura repetida nos anos de 1973 e 1974, e a possibilidade de conviver com figuras como Jackie Stewart, Graham Hill, Carlos Reutemann, François Cevert e Ronnie Peterson.

*O jornalista Daniel Bacchieri é filho do fotógrafo esportivo Antônio Carlos Bacchieri Duarte. O Daniel reuniu no Flickr registros clicados por seu corôa em corridas de Fórmula 1, na Argentina, anos 70.

Desde que foram publicadas na internet, há pouco tempo, as fotografias já tiveram mais de 120 mil visualizações. Veja aqui algumas dessas imagens. Logo após, leia um relato do fotógrafo sobre essa rica (e aventuresca) façanha de juventude.

O álbum tem provocado bela repercussão na web, com destaques na capa do Yahoo Brasil, nas versões brasileira e francesa do Flickr, no site da Quatro Rodas e nos principais canais de discussão sobre automobilismo no Brasil.

Na legenda: Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford) '72

Arquivo do blog

Who's Next?