quarta-feira, 1 de abril de 2009

zÉ rAMALHO 2

Zé Ramalho 2 (1980) - Na capa terrorífica do segundo disco, o trovador posa tranquilo entre Zé do Caixão e uma de suas messalinas do inferno. Ramalho prova à crítica seu talento nato como compositor. Quem nunca se pegou cantarolando "Vida de Gado" ou assoviando a 'frevodélica' "Frevo Mulher"? Outros canções são a autobiográfica "Garoto de Aluguel", "Jardins das Acácias" e "A Peleja do Diabo com o Dono do Céu".

*No site da Rolling Stone, você já pode ler (e também curtir capas de outros 21 discos) uma discografia completa e comentada que escrevi sobre a obra de Zé Ramalho.

Gradualmente, vou postar no blog comentários sobre os demais álbuns do paraibano natural de Brejo do Cruz. Do segundo álbum, destaco três grandes sons: "Admirável Gado Novo", "Jardim das Acácias" e "Frevo Mulher".

Sobre essa última, Zé deu a real:

"'Frevo Mulher', hit há 30. No carnaval de Salvador, não existe uma banda que não toque. Essa música foi feita numa madrugada, num quarto de hotel. De repente dá aquela chispa. Eu estava tão agoaniado, a cabeça latejando de tanto pó que tinha entrado, e fui tomar um banho para relaxar. Quando sai do banho, a música saiu junto. E fiz rapidamente. Foi feita para a Amelinha gravar. Eu estava tão excitado, a energia era tanta que eu poderia fazer muito mais músicas nessa madrugada. Mas tem o velho problema: você bebe e fuma muito. No meu caso, sempre teve mais música envolvida. Adorava ficar cantando, tinha essas viradas violentas, ficava a noite inteira e emendava no dia seguinte".

Frevo Mulher


Admirável Gado Novo


Jardim das Acácias

Arquivo do blog

Who's Next?