sábado, 11 de abril de 2009

a fELIPETAGEM dOS wALVERDES

Os Walverdes juntaram no Flickr, flyers (chamados também "felipetas") de shows realizados em 15 anos de fundação do power trio. Muitas apresentações no velho, sujo e saudoso Garagem Hermética da Barros Cassal, em Porto Alegre.

E também bibocas, como o Curupira Rock Clube, em Guaramirim (SC) e outros picos.

O guitarrista/publicitário Gustavo "Mini" Bittencourt bateu um papo sobre a arte dos flyers, a inspiração na hora de fazê-los e deu pistas do que virá por aí no disco novo.

No site da Trama Virtual dá pra baixar todas as demo tapes da banda. Depois assista eles tocando a ótima "Spray", ao lado do guitarrista e produtor Julio Porto - que atende também pela alcunha de "O nego branco".

Relembre uma das velhas antes: "Claudia Liz".



Walverdes é uma banda com vários anos de existência. Dá pra explicar uma evolução através desses flyers? Eles contam uma história?

Mini - Acho que dá pra contar uma história interessante, porque nós nascemos na era analógica, com fitas cassete, fanzines e cartazes de xerox, e passamos depois pra era digital, com mp3, myspace, blog e fotolog. Tem material das duas épocas ali e nos dois formatos tem coisas bastante interessantes. A idéia não era contar história, mas simplesmente expôr o que achássemos mais legal pra não ficar empoeirado em caixas e pastas em casa.

Qual a inspiração na hora de fazê-los? Punk?

Mini - Os primeiros cartazes éramos nós ou nossos amigos que fazíamos, então era algo bem punk e rudimentar. Tem uns flyers ali do Diego Medina, começando ainda como designer e ilustrador, tudo feito direto na mão. Hoje, a maior parte dos cartezes é feito por designers ou gente com boas noção de design e ilustração. É outro nível. A inspiração vai de quem está fazendo o material.

O que a banda tá armando de novo pro seu público?

Mini - Acabou de ser masterizado nosso disco novo, com nove músicas produzidas pelo Julio Porto (ex-Ultramen), que ajudou a fechar o som do disco e tem tocado com a gente na maior parte dos shows. Já que colocou umas guitarras massa que eu não sei fazer!

Arquivo do blog

Who's Next?